Diversidade e Inclusão. Essa é a base da política publicada pelo Inec nesta sexta-feira, 04 de fevereiro. Formulada pelo Comitê de Diversidade do Inec e homologada pelo Conselho de Administração e Diretoria Executiva, o documento abrange todos os públicos dos quais o Instituto se relaciona.
Produto de alguns meses de trabalho, a política tem a finalidade de formalizar e promover diretrizes e compromissos do Inec quanto à diversidade e Inclusão, por meio da expansão da conscientização e da adoção de práticas que assegurem garantias aos públicos de interesses dessa temática, contribuindo para uma instituição mais acessível a todos.
A implementação dessa política contribui diretamente para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 10 – Redução das desigualdades, além de estar alinhado com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas.
O Diretor Presidente do Inec, Stélio Gama, agradeceu a participação de todos que se envolveram na construção desse trabalho, em especial, aos integrantes do Comitê de Diversidade e Inclusão, e esclareceu acerca dos desdobramentos desse trabalho. “ Compreendemos que somos vanguarda em muitas ações e que tínhamos que avançar nesse assunto. Não há dúvidas que isso é apenas o começo. Nosso foco agora é a internalização dessa política. Acredito que pela nossa cultura e pela nossa forma de ser, conseguiremos fazer com que aqueles que trabalham no Inec, bem como todos que contribuem para nossa causa, compreendam que o mundo mudou rapidamente e que a observância, participação efetiva, visibilização e empoderamento da diversidade é o que o mundo demanda de nós”.
O acompanhamento e controle será feito pela Diretoria Administrativa, Comitê de Diversidade e Inclusão e Comitê de Ética. Para Helda Kelly, Diretora Executiva e responsável pelo projeto, o Inec sempre estará atento as demandas relacionadas à sustentabilidade, dentro de cada uma das dimensões, seja ambiental, social ou econômica. “Reconhecemos a relevância e a urgência de se trabalhar a Diversidade e Inclusão dentro da organização e com todos os nossos públicos de opinião, para continuarmos o trabalho de desenvolver projetos socialmente justos, ambientalmente corretos e economicamente viáveis”.
Os participantes do comitê também demonstraram seu entusiasmo. Para Isaac Lincoln Silva Machado, Monitor do Inec e integrante do grupo, o comitê e as políticas chegam para coroar a diversidade e aumentar o sentimento de pertencimento e inclusão das pessoas. “O Inec demonstra que é feito de gente, e logo referência nesse tema. Me sinto orgulhoso e grato em participar desse projeto tão importante.”
Formalizada a publicação da Política, o Inec prosseguirá mapeando os resultados das ações propostas através de um painel de Indicadores para monitoração de resultados. A política é o norte a ser seguido por todos os que fazem o Inec, e os indicadores possibilitarão o acompanhamento com dados qualitativos sobre a implantação e desenvolvimento dessa política, bem como o seu sucesso.
Confira e leia na íntegra a Política de Diversidade e Inclusão do Inec.