Nesta semana, nas comunidades de Taboquinha em Milagres (CE) e Serrinha em Fortaleza (CE), aconteceu a primeira etapa do Plano de Desenvolvimento Local Sustentável (PDLS), onde o representante do Inec, o agente socioambiental e articulador comunitário local, realizaram momentos de inserção comunitária e articulação, além da construção de diagnósticos participativos.
Nestes três dias, utilizam como metodologias a cartografia social, com o objetivo de perceber a comunidade e seus desafios; o Ecomapa, que informa como os sujeitos da comunidade se relacionam, os níveis e ações; e a FOFA ou matriz Swot da comunidade, mostrando suas Forças, Oportunidade, Fraquezas e Ameaças.
Na próxima semana, de 15 a 17, é a vez dessas ações acontecerem nas comunidades cearenses de São Gonçalo, em Meruoca, e Caio Prado, Itapiúna.
Sobre o projeto
O Plano de Desenvolvimento Local Sustentável – PDLs faz parte das ações do projeto Desenvolvimento Comunitário, que integra o Programa Inec Território, e tem como objetivo fortalecer a autonomia dos territórios nas dimensões social, econômica, ambiental, política, cultural e tecnológica e oportunizar condições básicas para que eles possam assumir e desenvolver cidadania.
Atualmente, o projeto acontece nos municípios de Fortaleza, Meruoca, Itapiúna, Jaguaretama e Milagres.