O trabalho do Inec desenvolvido na comunidade de São Vicente, localizada na microrregião da Serra da Meruoca, no estado do Ceará, foi exemplo de Inovação Social a partir da metodologia do Programa de Desenvolvimento e Integração Comunitária (PDIC). A publicação “Social innovation in a local community in Brazil” está disponível no Journal of the Community Development Society (CDS).
A pesquisa contribui para a compreensão do processo de Inovação Social em comunidades locais e fornece reflexões sobre como essas iniciativas reduziram a desigualdade e melhoraram o bem-estar de indivíduos que vivem em situação de vulnerabilidade social. Assim, o objetivo é identificar inovações sociais no contexto da comunidade, e destacar os desafios e riscos encontrados no desenvolvimento regional, oportunizando a criação de inovação sustentável.
São Vicente, Meruoca
A comunidade de São Vicente fica no distrito de Anil, no município de Meruoca, e possui, aproximadamente, 177 famílias. O INEC começou a atuar na comunidade em 2013 com a implantação do projeto Espaço de Leitura, projeto do Inec Cultura de incentivo à leitura, por meio de um espaço lúdico que convide as crianças ao desenvolvimento da aprendizagem de forma cidadã.
Cursos por meio do projeto Arte em Comunidade, hoje Cultura em Comunidade; Projeto Prosseguir, cursinho pré-vestibular que visa ampliar as chances de jovens e adultos de comunidades urbanas e rurais ingressarem no ensino superior e no mercado de trabalho. Bem como, atividades artísticas, palestras, oficinas, ambientação e doações para o Festival de Arte, Cultura, Ecologia e Sustentabilidade – evento realizado pela comunidade em parceria com diversas entidades que impulsionam ações sociais, culturais e ambientais na região.
De acordo com os entrevistados no estudo, antes da chegada do INEC, as iniciativas educacionais e culturais eram raras. Os incentivos econômicos se limitavam sobretudo ao Bolsa Família, Bolsa Escola e atividades isoladas de infraestrutura local realizadas pelo governo. O INEC desempenha um papel preponderante através do PDIC em São Vicente, “pelas várias atividades sociais que tem criado e desenvolvido, bem como pelo seu contínuo apoio a novas iniciativas locais, como o Restaurante Comunitário Côco Babaçu”, exemplo citado por um dos entrevistados.
Metodologias participativas e inovação social
A conclusão, a partir da entrevista com beneficiários, é que o Inec aparece como presença e apoio para a divulgação de práticas de Inovação Social nesses territórios. A partir de metodologias participativas, o INEC identifica as necessidades da comunidade, e torna-se um facilitador por meio do planejamento das ações comunitárias. O primeiro festival de Arte e Ecologia realizado no local, por exemplo, serviu como instrumento de integração da comunidade, formação, feira e expressão da cultura local.
Publicação: Social innovation in a local community in Brazil
Autores: Joelma Leite Castelo, Sandra Maria Santos, Clayton Robson Moreira da Silva & Cíntia Vanessa Monteiro Germano Aquino