O Festival Cultura em Comunidade Pronac encerrou as atividades do projeto neste ano com duas edições nos municípios de Caucaia e Maracanaú. Os festivais aconteceram nos dias 21, 22 e 23 em Maracanaú e nos dias 28, 29 e 30 em Caucaia, trazendo o fruto dos trabalhos realizados por todo o ano passado tais como exposição de peças de mosaicos e espetáculos teatrais e musicais.
O Inec em parceria com a Votorantim Cimentos, Acelor Mittal e Vestas, ofertaram cursos de mosaico, teatro e violão para cada um dos dois municípios durante todo o ano de 2022 e início de 2023.
A fim de ampliar o público, envolver cada vez mais a comunidade e promover a valorização da cultura local foram apresentadas algumas atrações voltadas para o público idoso e infantil, que não participaram inicialmente das atividades do projeto. Além das apresentações, foi aberto espaço para feiras de empreendedores locais que puderam vender comidas e artesanatos próprios.
Em Maracanaú, o festival aconteceu no Centro de Convivência Social do bairro Timbó e contou com as parceiras da Prefeitura Municipal de Maracanaú e do Instituto Assas e Raízes do Povo Indígena Pitaguary.
Assim como em Maracanaú, o festival contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Caucaia e do Centro de Pesquisa e Vivência Ecológica (Cepevive). As atividades aconteceram na Escola Oscar Azevedo e Sá.
Tanto em Maracanaú quanto em Caucaia, as atividades ocorreram no período da tarde e noite.
Projeto Cultura em Comunidade
O projeto tem como objetivo fomentar a criação de bens e serviços culturais nas dimensões econômica, simbólica e cidadã, expandindo a economia da cultura e a formação de capital humano e social.