Em julho, os 12 Espaços de Leitura do Instituto Nordeste de Cidadania (Inec) iniciaram a aplicação do jogo “A Vida no Caminho das Águas” para as crianças atendidas. O projeto Espaço de Leitura se integra ao projeto Caminhos das Águas, uma parceria do Inec com a ONG Water.org. Sua primeira fase foi aplicada em cinco municípios do Ceará durante o primeiro semestre deste ano. As facilitadoras dos espaços receberam uma versão reduzida a fim de aplicar o projeto durante o 2º Encontro de Facilitadores dos Espaços de Leitura, ocorrido nos dias 20 e 21 de julho.
O projeto leva às escolas públicas um jogo gigante de trilha com desafios e metodologia de educação contextualizada sobre uso sustentável da água e saneamento. Assim, a intenção é que os participantes construam saberes e compreensões sobre o meio ambiente. A aplicação do jogo dentro dos Espaços de Leitura acontece como uma atividade direcionada. As atividades direcionadas fazem parte da metodologia dos espaços e trabalham temas como educação ambiental, segurança alimentar e cidadania.
Caminhos das Águas
O Caminhos das Águas tem como objetivo sensibilizar crianças e jovens do semiárido brasileiro sobre os cuidados e importância da água e do saneamento básico. Ademais, o projeto tem previsão de circular fora do Ceará: municípios da Bahia recebem a iniciativa ainda em agosto; e de Minas Gerais, em setembro.
Katia Karan, gestora do projeto, explica que a aplicação do jogo em estimula a cidadania e o pensamento crítico sobre o consumo consciente da água. “Levar para os espaços de leitura é uma oportunidade de ampliar esses saberes e potencializar o conhecimento nessas comunidades para que esses jovens possam provocar mudanças nos territórios em que vivem”, relata a gestora.
O projeto é uma parceria entre o Inec e a ONG Internacional Water.org , como apoio do Programa Agroamigo, de microcrédito rural do Banco do Nordeste(BNB).