Nos dias 10 e 11 de agosto, o Instituto Nordeste Cidadania (Inec) promoveu a revitalização no Espaço de Leitura Canoa Criança, localizado em Canoa Quebrada, município de Aracati, no Ceará. A revitalização é uma prática do projeto que acontece sazonalmente em suas 12 unidades espalhadas no estado. A ação acontece a partir de um mutirão envolvendo as crianças beneficiadas, os familiares, a comunidade, a instituição parceira e o pessoal do Inec.
A Associação Canoa Criança funciona como um circo-escola, sendo parceira do Inec por meio do projeto Espaço de Leitura desde 2009. Em cada sala dos Espaços de Leitura existe uma árvore desenhada, que simboliza a identidade cultural local. Em Canoa, as crianças do projeto escolheram desenhar um Jamelão (ou azeitona preta) porque existe uma árvore dessas que sombreia boa parte do local e, em época de frutos, enche as crianças de alegria. O artista plástico local, Mauro Oceans foi responsável pelo desenho. Ele também é presidente do Instituto Olho Protetor, parceiro do circo-escola, juntamente com as crianças atendidas nos turnos da manhã e da tarde. Ao final de cada turno, as crianças do projeto fizeram uma apresentação para seus pais e a equipe do Inec.
Além da revitalização física no equipamento, a equipe socioambiental do Inec acompanha o processo de ensino-aprendizagem realizando escuta afetiva e acolhimento. Ainda em 2023 está prevista mais uma revitalização em espaço a ser definido em breve.
Espaço de Leitura
O projeto Espaço de Leitura tem como concepção metodológica o incentivo à leitura, por meio de um espaço lúdico que convide as crianças ao desenvolvimento da aprendizagem de forma cidadã. O projeto acontece nos municípios cearenses de Fortaleza, Maracanaú, Caucaia, Meruoca, Solonópole, Guaraciaba do Norte, Itapajé, Aracati (Canoa Quebrada), Milagres e Itapiúna.