Com 12 anos de atuação no Agroamigo, programa de microfinança rural do Banco do Nordeste operacionalizado pelo Instituto Nordeste Cidadania (Inec), a agente de microcrédito da Regional Salvador, Vigna Oliveira, conquistou o 1º lugar geral na premiação de Agente de Sucesso em 2023. A premiação reconhece os agentes que se destacaram em todas as regionais, alcançando metas e resultados importantes para o desenvolvimento sustentável da região.
Única agente de microcrédito mulher na unidade Senhor do Bonfim, na Bahia, não é a primeira vez que a Vigna alcança o lugar mais alto do pódio, porém, ela destaca que esse reconhecimento teve um sentimento especial. “Senti um gostinho diferente, acredito que pela minha maturidade e por começar a entender a minha representatividade junto com as outras agentes mulheres da nossa Regional. Passei a perceber que eu consigo inspirá-las, que as mulheres hoje conseguem se ver em um pódio, conseguem se ver fazendo um bom trabalho e isso me motivou a querer realmente a buscar essa premiação em que 91% do quadro de agentes de microcrédito é composto por homens”, afirma.
Filha caçula em uma família de 11 irmãos, a agente de sucesso 2023 é natural da cidade de Santaluz, mas ingressou no Inec na unidade de Conceição do Coité, município a 50 km de casa, em 2012. Na época, recém concludente do curso técnico em Agropecuária, Vigna foi em busca de oportunidades no mercado de trabalho, participou da seleção no Inec e iniciou sua jornada no Agroamigo. Após dois anos de atuação, em 2014, pediu transferência para a unidade de Senhor do Bonfim, em busca de se graduar em Ciências Contábeis.
“Eu percebi que era isso mesmo que eu queria fazer: levar o desenvolvimento social e econômico para os agricultores familiares. Sou filha de produtor familiar e conheci a necessidade e a realidade das pessoas que moram no campo”, compartilha Vigna.
No dia a dia do Agroamigo, a agente de microcrédito aponta que são inúmeros os desafios, principalmente como mulher. “Não é uma tarefa muito fácil, existe o preconceito por ser uma profissão vista, muitas vezes, como sendo atividade de homem. No entanto, embora algumas mulheres acabem desistindo de seguir, posso afirmar que esse é um caminho tão bonito, que é ser promotor e promotora do desenvolvimento e da transformação de vidas. E isso é possível para nós”.
Essa transformação, conta, retorna como satisfação ao ver o brilho nos olhos dos produtores e famílias alcançadas pelo Programa. Uma das atividades que a agente destaca é a realização de sonhos e mudança na vida dos clientes como melhoria da residência, educação dos filhos. Além disso, o valor do trabalho diário para ela se materializa nos financiamentos que ajudam a aumentar o tamanho das áreas dos agricultores (com o lucro das atividades financiadas) e a adquirir meios de transporte e eletrodomésticos.
Para quem viu os 10 irmãos mudarem para São Paulo em busca de crescimento profissional, a trajetória de Vigna representa, também, a potência transformadora que existe no Nordeste, território de fortalezas e oportunidades. “Antes, meu ‘sonho’ era ir trabalhar lá, mas agora estou realizada e nem penso nessa possibilidade. Hoje eles percebem o crescimento que tive sem precisar sair da região”, diz.
Mulheres no Agroamigo
Atualmente, o Agroamigo conta com 105 mulheres de um total de 1293 agentes de microcrédito. Em 2023, dos 89 premiados na Campanha Agente de Sucesso durante os Encontros Regionais, apenas sete foram agentes mulheres que trabalham nas regionais de Salvador, Fortaleza, Aracaju, Recife e Natal. Geane Trindade, gerente geral de operações do Agroamigo, ressalta a importância da presença das mulheres no campo e no programa para promover, não apenas o acesso ao crédito, mas também a inclusão, a diversidade de perspectivas e o empoderamento feminino no desenvolvimento sustentável das comunidades rurais.