Com o objetivo de sensibilizar e construir compreensão e saberes sobre os cuidados com a água e a importância do saneamento básico, o Instituto Nordeste Cidadania (Inec) em conjunto com o Banco do Nordeste, por meio da parceria Agroamigo & Water.org, ampliou a atuação do projeto “Caminhos das Águas” com o desenvolvimento de atividades no Estado de Pernambuco. No total, foram realizadas 39 atividades durante o mês de maio, envolvendo 2 mil alunos de 18 escolas municipais em Aliança, Amaraji, Limoeiro, Vitória de Santo Antão e Gravatá.
A insegurança hídrica e a falta de saneamento são problemas críticos, especialmente nas populações periféricas da região Nordeste e do semiárido do Brasil. Dados recentes indicam que 35 milhões de brasileiros não têm acesso à água potável e 100 milhões não possuem coleta de esgoto.
Em resposta a essa urgência, o Inec leva educação contextualizada para crianças e jovens entre 6 e 14 anos, estudantes do ensino Fundamental I e II de escolas públicas em comunidades rurais do semiárido brasileiro. A atividade de educação ambiental e cidadã é composta por um jogo gigante de trilha com perguntas e reflexões sobre o uso consciente da água e a necessidade da proteção dos recursos hídricos, passando inclusive por direitos e deveres.
Essa proposta apoia e fortalece a participação das comunidades locais para melhorar a gestão da água e do saneamento e conecta o Inec com a meta 06 “Água Potável e Saneamento Básico” dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) na Agenda 2030.
“Por meio do Caminhos das Águas, o Inec continua a desempenhar um papel vital na promoção da educação ambiental e na conscientização sobre a importância do acesso à água potável e ao saneamento básico, e agora chega também em Pernambuco, contribuindo para a construção de um futuro mais sustentável para as comunidades rurais do semiárido brasileiro”, destaca Stélio Gama Lyra Jr, presidente do Inec.
Até julho de 2024, o projeto já alcançou 17 cidades em 4 estados, beneficiando cerca de 8 mil crianças e jovens com 151 atividades realizadas em 53 escolas públicas rurais. Além disso, 17 facilitadores foram capacitados para implementar as ações. Entre os estados contemplados estão: Ceará, nas cidades de Itapiúna, Jaguaretama, Meruoca, Milagres, Solonópole; Bahia, em Anagé, Encruzilhada e Tanhaçu; Minas Gerais, nos municípios de Salinas, Porteirinha, Curral de Dentro e Cristália; e Pernambuco, chegando em Amaraji, Aliança, Vitória de Santo Antão, Limoeiro e Gravatá.
Sobre o Inec
O Instituto Nordeste Cidadania (Inec) é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) comprometida com a promoção da cidadania através de programas socioambientais e de microfinanças, visando fomentar o desenvolvimento sustentável. Atua desde 2005 em toda a região Nordeste, Norte de Minas Gerais e Espírito Santo como responsável pela operacionalização do Programa de Microcrédito Rural em parceria com o Banco do Nordeste.
Além do microcrédito, o Inec dedica esforços significativos a ações socioambientais desde sua fundação em 1996, com projetos de base comunitária e territorial focados em cidadania, educação, cultura e inclusão digital, atendendo crianças, jovens e adultos em zonas periféricas e vulneráveis do Nordeste.