Capacitar e desenvolver. Nos dias 03, 04 e 05 de julho, o Inec promoveu dois treinamentos de formação para os seus colaboradores que atuam no programa Agroamigo Banco do Nordeste, maior programa de microfinanças rural do Brasil. Organizado pelo time de Capacitação da área de Desenvolvimento Humano do Inec, a iniciativa reflete a visão da instituição de investir no aprimoramento contínuo dos colaboradores.
Nesta oportunidade, foram 38 participantes divididos em duas turmas. Uma foi a Formação de Assistente de Coordenação com a presença de 17 novos colaboradores e teve como facilitadoras as coordenadoras de unidades, Massilene Santos (unidade de Lagarto/SE), e Mariele Cunha (unidade de Corrente/PI). Já o curso Formação Coordenador de Unidade, com 21 gestores, foi conduzido pelo facilitador, Daniel Giuleno, que é gerente de operações do escritório regional de Teresina/PI.
“O Inec é uma instituição que investe muito na capacitação dos seus colaboradores e é um momento muito rico para todo o time porque agrega tanto para eles se aprofundarem em algumas atribuições, que estão dentro do escopo de atividades da função, como também para o facilitador que tem essa troca e ganha com a diversidade cultural que é proporcionada. Enriquece a formação, transformação e multiplicação de conhecimento”, ressalta Daniel Giuleno, facilitador, conteudista e gerente de operações do escritório regional de Teresina/PI.
Para a assistente de coordenação, Thamara Laís, da unidade de Vitória de Santo Antão em Pernambuco, assim como para a Claudia Priscylla, coordenadora da unidade de Limoeiro, no mesmo Estado, participar dos treinamentos tem sido uma realização pessoal e profissional, uma verdadeira conquista aprender com os colegas de outras unidades. “Um momento muito enriquecedor, inspirador e motivante”.
Conteudista há um ano e iniciando a jornada como facilitadora, Massilene Santos, coordenadora da unidade de Lagarto/SE, destaca a importância do incentivo que o Inec proporciona ao desenvolvimento dos colaboradores. “É um momento ímpar em que ensinamos e aprendemos com os novos profissionais para fazer a diferença na vida dos nossos clientes agricultores e agricultoras, elevando ainda mais o sucesso do programa Agroamigo”, diz.
Em 2023, o Inec realizou quase 11 mil oportunidades de treinamento para os seus colaboradores. A gerente de desenvolvimento humano, Juliana Maia, destaca a importância da capacitação para o fortalecimento do trabalho do Inec junto ao Programa Agroamigo Banco do Nordeste. “Com uma equipe bem-preparada e engajada, o programa Agroamigo pode alcançar resultados ainda mais significativos, promovendo a transformação social e econômica das comunidades rurais atendidas”, pontua.