Levando educação ambiental e cidadania de forma lúdica para o semiárido brasileiro, o Instituto Nordeste Cidadania (Inec) e a ONG internacional Water.Org, que tem como co-fundador o ator e filantropo Matt Damon, têm expandido a atuação e o impacto do projeto “Caminhos das Águas” com o apoio do Programa Agroamigo, de microcrédito rural do Banco do Nordeste (BNB). A ação pedagógica de educação contextualizada reflete sobre a necessidade da proteção dos recursos hídricos e a importância do saneamento básico. No total, as atividades já alcançaram mais de 10 mil crianças e adolescentes juntamente com seus familiares este ano.
A iniciativa, que já passou por estados como Ceará, Bahia e Minas Gerais em 2023, chegou neste mês de agosto, ao Rio Grande do Norte (RN), percorrendo 13 escolas públicas nas cidades de Upanema, Lajes, Lajes Pintados e Currais Novos. Além do RN, o Caminhos das Águas já passou este ano nas cidades de Amaraji, Aliança, Vitória de Santo Antão, Limoeiro e Gravatá em Pernambuco, percorrendo 18 escolas municipais.
Ao todo, cerca de 2 mil alunos foram sensibilizados em cada estado sobre o uso consciente da água e a importância do saneamento básico para a qualidade de vida no semiárido e nas comunidades rurais, onde, historicamente, os recursos sociais, ambientais, econômicos e educacionais são escassos.
Por meio de conteúdos, metodologias e materiais lúdicos, o Caminhos das Águas alerta sobre os prejuízos do desperdício da água e os benefícios da sua reutilização, trabalhando temas como utilização de agrotóxicos e recursos não-renováveis, visando promover uma consciência coletiva sobre as águas e provocar mudanças no cotidiano das comunidades, incentivando a multiplicação dos saberes adquiridos. A intenção é que os participantes construam saberes e compreensões sobre o meio ambiente e atuem como multiplicadores do conteúdo.
“Além de ser aplicado em escolas públicas na zona rural do semiárido brasileiro, promovendo a interação das crianças com o jogo educativo, o Caminhos das Águas distribui à comunidade escolar um material didático com abordagens pedagógicas e sugestões de atividades para o público-alvo”, explica Ana Maria Xavier, diretora da area de desenvolvimento humano e socioambiental do Inec.
Dessa forma, a comunidade escolar pode trabalhar o tema com os alunos durante todo o ano letivo. Todos os participantes ainda recebem uma revista de história em quadrinhos contextualizada no semiárido, a partir da vivência de seus moradores e seus relacionamentos com os recursos hídricos.