No último sábado, 26, uma equipe de alunos de robótica do LABInec Maracanaú participou da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). Essa foi a primeira vez que o LABInec levou uma equipe para a competição. O evento aconteceu no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).
A equipe do LABInec, Stark, ficou em 21º lugar de 24 competidores no nível 1. O Instituto Idear, parceiro do LABInec em Maracanaú, também foi representado por duas equipes na competição: Nexos (nível 2) e Gholus (nível 1), que ficaram em 28º e 16º, respectivamente.
A competição é dividida em três categorias: Nível 0, para alunos do 1º ao 3º ano; Nível 1, para alunos do 1º ao 8º ano, que podem avançar para a etapa nacional. Já no nível 2, os alunos do 8º e 9º ano, que podem avançar para a etapa nacional e concorrer à etapa internacional na Robocup JR 2024. Ao todo, participaram da competição 94 equipes de municípios cearenses, o primeiro lugar seguiu para a etapa nacional, que acontecerá em Salvador (BA) em outubro.
“Eu quis que minha experiência lá valesse a pena”
Para Maria Luíza, uma das competidoras pela equipe Stark, a participação foi importante para acumular experiência para as próximas vezes. Apesar dos problemas que ocorreram de última hora com o robô da equipe, ela adorou a experiência. “No começo foi um pouco assustador porque eu não sabia como seriam os circuitos…, mas só de imaginar que eu estava lá e que várias crianças queriam estar ali, mas não conseguiram se inscrever a tempo, eu quis que minha experiência valesse a pena”, comenta.
Ela ainda compartilha algumas dicas valiosas que usará das próximas vezes. “Uma coisa que eu aprendi com a Olimpíada Brasileira de Robótica: tenha paciência, pense bem no projeto, troque informações com as pessoas da equipe, fazer com que tudo seja o mais divertido possível, apesar da competição”, avalia.
O LABInec é um projeto do Inec com apoio do Instituto Idear, a partir de recursos do Fundo da Infância e Adolescência de Maracanaú.