No último sábado, 2, aconteceu a Mostra Cultural de Milagres. Evento de culminância do projeto Cultura em Comunidade, realizado pelo Inec com patrocínio da Enel Ceará através do XIII Edital Mecenas do Ceará (Nº 010727394-21). A cerimônia contou com a apresentação dos alunos que participaram das formações em música, teatro e dança realizadas no percurso do projeto Cultura em Comunidade.
Além das apresentações musicais, foram declamados dois monólogos por participantes da formação em teatro. A “congada”, um rito milenar originado na África e introduzido no Brasil com a chegada dos primeiros escravos, com a finalidade de manter suas tradições homenageando seus antepassados, seus reis, suas divindades e seus anciãos, foi o que abriu as festividades.
Artes cênicas em Milagres
Se tratando de homenagear o passado, o espetáculo “As pelejas de Maria de Lurdes e João” conta a história de um casal conhecido na comunidade de Taboquinha em Milagres. Maria de Lurdes é cordelista e poetisa local, nascida e criada na Taboquinha. A plateia ficou imóvel durante os quase 40 minutos de apresentação, parando apenas para rir, pausas que não foram curtas nem poucas. Era possível ouvir surgindo no meio da plateia alguém soltando um “João era desse jeito mesmo!” após uma pausa para as risadas.
“Temos uma veia para arte aqui nessa comunidade como eu nunca vi. Eu me criei na arte, já tenho muito tempo de caminhada e aí eu ando por todos os lugares. Mais aqui é diferenciado. Aqui o povo sabe dar valor à cultura, sabe dar valor e sabe preservar. E é tanto que quando eu lancei um desafio para contar uma história e homenagear o pessoal aqui da comunidade, eles me voltaram com essa apresentação incrível”, explanou o professor das formações em Artes Cênicas, Renê Rodrigues.
Maria de Lurdes, homenageada na peça, declarou ao final do espetáculo: “Teatro é vida com arte e arte que dá prazer. Nesse palco deus me pôs e o Inec se propôs e trouxe o professor Renê”, agradeceu a poetisa.
Por fim, o ponto de destaque foi o protagonismo das mulheres nas apresentações musicais. Mulheres que até a chegada da formação cantavam só de brincadeira, desse modo, aprenderam a empostar a voz e os primeiros acordes do violão.
Cultura em Comunidade
O projeto se organiza em três frentes de ação: formação em artes; apresentações artísticas; comunicação e articulação em rede. Desse modo, tomando a Cultura em suas dimensões simbólica, cidadã e econômica, dialogando como interface essencial no desenvolvimento integral das pessoas e das comunidades.
Além das formações artísticas, o projeto busca incentivar a organização da economia criativa e produção de espetáculos, assim como aprimorar o material de divulgação desses artistas e da própria cultura dos municípios. Nesse contexto, ampliando o público e formando diferentes profissionais da cultura. Bem como, fortalecendo articulações de rede e ampliando as chances de promoção do que se produz em artes no Ceará. O projeto possui atuação nos territórios do Alagamar (Jaguaretama), Milagres (Cariri), São Gonçalo (Meruoca) e Itapiúna. Em Itapiúna e Milagres o projeto recebe o patrocínio da Enel Ceará, através do XIII Edital Mecenas do Ceará (Nº 010727394-21).