O EcoInec é um projeto experimental de agricultura urbana sustentável. O objetivo é implantar um espaço, com base na metodologia da permacultura e agrofloresta, trabalhando a produção de alimentos orgânicos. A unidade experimental está sendo implantado no bairro Serrinha, em Fortaleza. Atualmente, encontra-se na segunda fase de implantação do projeto piloto.
A primeira fase do EcoInec já foi implantada. Ao todo, a implantação possui sete etapas. Concluído o projeto, o público que poderá comprar os nossos produtos produzidos, bem como participar dos cursos que serão ofertados. O espaço contará com galinheiros, ciclo de bananeira, espiral de ervas, composteira, minhocário, com base na permacultura e no ciclo sustentável da natureza.
A inauguração do espaço está prevista para julho, dentro das comemorações dos 30 anos do Inec. A conclusão de todas as etapas da implantação está prevista para dezembro de 2023.
De acordo com o gestor do projeto, Reni Dino, a ideia do EcoInec é aliar sustentabilidade ao desenvolvimento de tecnologias urbanas. “As pessoas podem fazer esses cursos na área de agroecologia urbana, aprender, replicar, e também podem ser realizar feiras de produtos orgânicos”, acrescenta. No local, terá uma lojinha para a venda dos produtos produzidos.
A prática da agricultura urbana compreende diversas atividades relacionadas à produção de alimentos e conservação dos recursos naturais dentro dos centros urbanos ou em suas respectivas periferias.
Dentro os benefícios, a prática pode ser uma estratégia efetiva de fornecimento de alimentos, de geração de empregos, além de contribuir para a segurança alimentar e melhoria da nutrição dos habitantes das cidades.