Com o objetivo de fortalecer as comunidades e oferecer oportunidades de capacitação, o Inec, por meio do projeto social Espaços de Leitura, promove uma série de encontros nos territórios em que atua com a temática “Participação Social, Empreendedorismo e Geração de Renda”. A primeira ação aconteceu no dia 21 de agosto na Associação Comunitária Canoa Criança, em Aracati, marcando o início da jornada de transformação social. 

A iniciativa é voltada para os familiares das crianças atendidas pelo projeto e abrange diferentes territórios. Em Fortaleza, ela ocorre no Ballet Raio de Sol, localizado no bairro Pici, e no Florzinha de Madre Verônica, no bairro Siqueira. Em Aracati, a ação é realizada no Canoa Criança, na praia de Canoa Quebrada. Já em Solonópole, as atividades acontecem na Associação Comunitária Manoel Fortunato, em São José de Solonópole. 

De acordo com Mônica Calisto, assessora técnica responsável pelos Espaços de Leitura, a metodologia do projeto inclui quatro encontros presenciais mensais, totalizando 80 horas entre os meses de agosto a novembro. Durante esse período, são realizados diagnósticos de maturidade empreendedora e digital, além de trilhas de aprendizagem compostas por quatro módulos em cada território.  

“Os encontros priorizam temas relevantes para o contexto de cada comunidade, observando a vocação local para construir as estratégias orientadas de acordo com o perfil de empreendedorismo de cada um. A evolução dos participantes é acompanhada por meio de relatórios detalhados”, explica.  

Os conteúdos são dinâmicos e envolvem e-books interativos, ferramentas práticas, vídeos, áudios e tutoriais acessíveis, compartilhados via WhatsApp. Uma oficina especial conduzida por uma empreendedora social foca no associativismo, incentivando o desenvolvimento de negócios coletivos. 

A assessoria do projeto é realizada em parceria com a Creatividade e o Vem Cá Mulher, um negócio de impacto social que busca reduzir a desigualdade de gênero por meio do fortalecimento de negócios femininos e da inserção de mulheres no mercado de trabalho.  

“Este projeto representa um importante passo na missão do Inec de promover o desenvolvimento social e a inclusão, fortalecendo laços comunitários e proporcionando ferramentas para o crescimento sustentável”, afirma Ana Maria Xavier, diretora de desenvolvimento humano e socioambiental do Inec. 

Share This