Na manhã desta sexta-feira, 20, o Inec realizou a celebração de inauguração da nova sede, localizada no sexto andar do edifício Quartier, no Cambeba. Na ocasião, houve o descerramento simbólico do painel no hall de entrada do novo endereço pela diretoria. Estiveram presentes colaboradores da sede e central de negócios, assim como alguns vindos de outras unidades fora de Fortaleza. Além deles, estiveram presentes os membros dos conselhos Administrativo e Fiscal do Inec e a Diretora Administrativa do Banco do Nordeste, Ana Teresa Barbosa, representando o presidente do parceiro público.
O evento também contou com a presença de personalidades ilustres que participaram da história do Inec, como da ex-diretora Helda Kelly e outros ex-funcionários que contribuíram ativamente para a história da instituição.
Stélio Gama discursou na abertura do momento. Em sua fala, o presidente do Inec exaltou as conquistas de 2023, como um ano importante para a história do Instituto. Além da operacionalização do microcrédito rural do Agroamigo, o Inec conta com 8 projetos socioambientais que vão desde a inclusão digital ao combate à fome.
“Nesse ano, atingimos 11 municípios do Ceará e 6 territórios na Bahia e no norte de Minas com o projeto Caminho das Águas, quando capacitamos mais de 5 mil crianças. Conscientizamos sobre a água potável, a importância da água e do saneamento. Hoje o INEC está além do Agroamigo, que é um projeto muito grande, onde a gente tem mais de 1.300 colaboradores na ponta, visitando os nossos agricultores familiares”, elucida Stélio.
Representando a parceria mais longeva do Inec em relação ao microcrédito, Ana Teresa Barbosa, apontou alguns números de impacto do Agroamigo. “Inec é o nosso principal parceiro na operacionalização do Agroamigo que, atualmente, possui uma carteira ativa de 6,53 bilhões e um total de 1,4 milhão de clientes ativos. E essa parceria tem nos oferecido uma oportunidade para contribuir de forma significativa com o desenvolvimento de uma cultura local e regional sustentável”, declarou a diretora.
Além da cerimônia, foi servido um coffee break e exibido o vídeo feito pelas equipes do Inec sobre o significado de cada um dos seis valores do Inec. Confira aqui.
30 anos de história na 4ª sede do Inec
A presidente do Conselho de Administração do Inec, Zilana Melo, também relembrou da fundação da Instituição. “Tudo começou em 1993, com a compaixão do companheiro Betinho. Naquela época, a gente estava num tempo muito difícil no Brasil, tinha saído do impeachment do Collor e havia milhares de pessoas passando fome. E o Betinho teve a compaixão de fazer um movimento popular que era a Ação de Cidadania contra a Fome e a Miséria e pela Vida”, contextualiza Zilana.
Quando questionada sobre os valores que definem a experiência de 30 anos de Inec, ela se emociona. “Começa na compaixão e anda no amor, né? Mas, assim, o valor máximo que eu acho que difere o trabalho do Inec de outras empresas do terceiro setor é a paixão pelo que faz. Isso que a gente aprecia”, concluiu a presidente do Conselho.