Ao completar 28 anos de existência no dia 7 de julho, o Instituto Nordeste Cidadania (Inec) tem muitos motivos para se orgulhar. Os projetos socioambientais mantidos em parceria com sua ampla rede de parceiros, colaboradores e voluntários, são referência em resultados e no compromisso com a população mais vulnerável do Brasil.
Graças à sua capilaridade, o Instituto tem conseguido alcançar milhares de jovens, crianças e adultos, sem esquecer daqueles que moram distantes dos grandes centros urbanos, levando conhecimento e oportunidades, por meio de projetos como o Cultura em Comunidade, os Espaços de Leitura, o Labinec, o Prosseguir, o Calendário do Bem e tantos outros. Dessa forma, cem dos anseios e necessidades dos beneficiários, o aprimoramento contínuo desses trabalhos.
A cada ano, ações realizadas em prol da cidadania, da qualidade e do acesso à educação, do respeito à diversidade e da redução das desigualdades ganham um papel ainda mais importante e exigem mais esforços, sobretudo diante do momento de crise sanitária e humanitária que o País e o mundo enfrentam.
Nos últimos meses, foram necessárias inúmeras adaptações para continuar realizando os projetos, ao mesmo tempo em que nunca antes foram tão carregadas de expectativas as ações emergenciais para levar alimento às famílias mais atingidas pela insegurança alimentar, problema agravado com a pandemia de covid-19.
Respeito, ética, paixão, compromisso e solidariedade são os valores que norteiam todas as práticas das equipes que fazem o Inec.
Somos muitos e somos gente que dá o que têm de melhor pela nossa gente. Na certeza de que estamos trilhando o caminho certo, continuaremos atuando com foco nas pessoas, na manutenção da liderança, e na construção de uma rede de parceiros e apoiadores preocupados com a melhoria da qualidade de vida das comunidades, com a justiça social e igualdade de direitos para todas e todos.
Somos capazes de ir além e iremos.
Por Stélio Gama Lyra Júnior, Diretor Presidente do Inec.