O projeto Cultura em Comunidade promove duas mostras culturais no mês de dezembro sob o patrocínio da Enel Ceará, através do XIII Edital Mecenas do Ceará (Nº 010727394-21). As mostras ocorrem nos territórios de Milagres e Itapiúna, nos dias 2 e 9 de dezembro, respectivamente. Os eventos ocorrem em culminância às ações do projeto ao longo do ano. O objetivo é promover e celebrar a cultural local, fortalecendo o tecido social e econômico das regiões.
Sob o tema “Valorizando Nossas Raízes”, a Mostra Cultural de Milagres, na região do Cariri, conta com apresentações musicais e teatrais da região, além da apresentação de congado, manifestação cultural religiosa de origem afro-brasileira. “A Mostra será um espetáculo artístico e cênico, capaz de impulsionar positivamente artistas locais e movimentar economicamente a comunidade”, ressalta Rangiel Santos, produtor cultural no território de Milagres. Confira a programação.
Já em Itapiúna, além das apresentações musicais e teatrais, a Mostra traz em sua programação uma apresentação de reisado do mestre João do Riba. Kauan Vidal, produtor cultural em Itapiúna, ressalta a importância do resgate histórico das tradições culturais dentro da programação. “Buscamos também resgatar várias culturas perdidas no tempo, como cortejos e reisados, que, com o passar dos anos, vêm se perdendo em nossa região. Muito disso decorre da fraqueza de vários jovens, que se desviam para caminhos equivocados. Estes momentos são destinados a tentar buscá-los e trazê-los para mais perto da cultura”, explica. Confira a programação.
Cultura em Comunidade – mostras culturais
O projeto se organiza em três frentes de ação: formação em artes; apresentações artísticas; comunicação e articulação em rede. Tomando a Cultura em suas dimensões simbólica, cidadã e econômica, dialogando como interface essencial no desenvolvimento integral das pessoas e das comunidades.
Além das formações artísticas, o projeto busca incentivar a organização da economia criativa e produção de espetáculos, assim como aprimorar o material de divulgação desses artistas e da própria cultura dos municípios. Nesse contexto, ampliando o público e formando diferentes profissionais da cultura. Bem como, fortalecendo articulações de rede e ampliando as chances de promoção do que se produz em artes no Ceará. O projeto possui atuação nos territórios do Alagamar (Jaguaretama), Milagres (Cariri), São Gonçalo (Meruoca) e Itapiúna. Em Itapiúna e Milagres o projeto recebe o patrocínio da Enel Ceará, através do XIII Edital Mecenas do Ceará (Nº 010727394-21).