Os alunos do Espaço de Leitura Cepevive foram contemplados com um curso de fotografia, ofertado pelo Museu da Fotografia de Fortaleza. As aulas iniciaram em agosto. No último sábado (09), os alunos selecionaram as fotos que farão parte da exposição que acontece no próximo dia 16, na sede do Cepevive. O curso tem o objetivo de ampliar os horizontes dos alunos através da fotografia e a partir do local onde eles vivem.
Para a seleção das fotos que farão parte da exposição, os alunos se reuniram em uma sala, preparada pela equipe do Museu da Fotografia na própria instituição. A Coordenadora de Arte e Educação do Museu da Fotografia, Lili Rodrigues, ministrou o evento. Na ocasião, elogiou diversas fotos e aproveitou o momento para dar algumas dicas de pré-edição para melhorar outras fotografias.
Curso de fotografia
O aluno do curso e participante do Espaço de Leitura no local, Tiago Matos, conta, em síntese, que está ansioso para ver suas fotos na exposição. “Eu nunca tinha parado pra analisar a parte teórica das fotografias. Nesse curso, eu estou aprendendo toda a parte teórica que existe por trás da fotografia”, compartilha, Tiago.
De acordo com Lili, o Museu realiza essas parcerias, à semelhança desta com o Cepevive, através das Leis de incentivo à Cultura. “A ideia é ampliar e ter um novo horizonte pros meninos com a fotografia, tendo como base e passando por vários espaços do Cepevive. Eles poderão registrar as atividades, bem como, vão poder ter um outro olhar, bem como, proporcionar esse olhar pro outro”, declara. Na ocasião, também estavam presentes as estagiárias do equipamento Laysa Souza e Hecida Mayunne, que ministraram as aulas.
Sobre o Espaço de Leitura
O projeto Espaço de Leitura busca incentivar o hábito da leitura entre crianças, trazendo propostas e atividades culturais lúdicas e criativas que estimulem o conhecimento, bem como, a prática cidadã. Por meio das ações, o programa contribui com a redução do analfabetismo funcional entre as comunidades participantes e promove o acesso à informação, pesquisa e cultura. Descubra mais sobre o projeto aqui.